COMO GERAR TRÁFEGO PARA OS SEUS ARTIGOS – O GUIA DEFINITIVO

      COMO GERAR TRÁFEGO PARA OS SEUS ARTIGOS – O GUIA DEFINITIVO


Quando se trata de tráfego em blogs, toda e qualquer estratégia é bem-vinda. A grande maioria dos blogueiros e profissionais de internet trabalha arduamente para conseguir atrair leitores para os seus conteúdos e pese embora isso possa parecer uma tarefa fácil, não é. Gerar tráfego para um artigo é hoje bem mais difícil do que era há 3 ou 4 anos atrás, quando a concorrência era muito menor, quando não existiam os recursos que existem hoje, quando a informação não estava disponível em qualquer lado. A blogosfera mudou, a internet mudou, e tudo hoje é mais difícil. Ainda assim, continuam a existir dezenas de oportunidades fantásticas para quem deseja gerar tráfego para os seus artigos e consequentemente transformar esse tráfego em potenciais clientes, leads, rendimento direto, etc.
Independentemente do seu objetivo, tudo começa por gerar tráfego. Depois o que você vai fazer com esse tráfego já depende de si e da infra-estrutura do seu blog. Se o seu site/blog não estiver corretamente construído com o objetivo de gerar leads, suas taxas de conversão na lista serão reduzidas. O mesmo acontece com os programas de afiliados. Se você não tiver o seu blog corretamente otimizado para converter em programas de afiliados, as suas taxas de conversão nesses programas serão um lixo. E assim por diante.
Gerar tráfego para os seus artigos é hoje mais complicado e ao mesmo tempo mais simples. Existem inúmeras oportunidades gratuitas e outras tantas pagas, que lhe permitem angariar milhares de leitores rapidamente para os seus conteúdos. E isso, naturalmente, irá ajudar você a conseguir construir seu negócio digital mais rápido e de forma mais acelerada.
Mais Tráfego

1. TRÁFEGO ORGÂNICO

O tráfego orgânico é e será sempre a sua principal fonte de receita. Por norma, o tráfego orgânico é aquele que você consegue posicionando corretamente seus artigos nos resultados orgânicos do Google (vulgarmente conhecida como SERP). Para conseguir um bom posicionamento nos resultados do Google, Bing e Yahoo, seus conteúdos precisam de mais do que simplesmente texto. Existem vários critérios que continuam a valer para conseguir um bom posicionamento na SERP, ainda que hoje alguns deles não tenham o peso de antigamente:
  • Um bom título deve ser catchy e conter as palavras-chave do conteúdo
  • O conteúdo deve estar corretamente escrito, organizado e devidamente estruturado com recurso a parágrafos, bolds, itálicos, listas de pontos e outros items que possam facilitar a leitura do utilizador
  • A utilização de imagens com Alt Text e Title é fundamental também
  • A dimensão do conteúdo também é importante, especialmente se maior significar melhor
  • A utilização de links internos para outros artigos relevantes e links externos para outras fontes de informação também ajuda
  • Uma correta otimização do Título do artigo e Meta descrição podem ajudar na SERP
  • Etc.
Existe uma infinidade de fatores que podem ajudar seus conteúdos a rankear melhor ou pior no Google, mas o mais importante é sempre a qualidade do seu conteúdo e o número de referências que ele recebe, seja por meio de links de outros blogueiros indicando sua matéria, social signals (sinais das redes sociais), partilhas de conteúdo, comentários aos textos, etc. Tudo o que o Google conseguir perceber como interação junto do seu conteúdo, significa que os utilizadores gostaram ou pelo menos esse conteúdo gerou sinais sociais, o que certamente irá ajudar seus conteúdos a se posicionarem melhor nos buscadores. Mais informações sobre Social Signals aqui.
Outro fato interessante é o Google+, porque ele tende a rankear muito bem nos resultados orgânicos do Google, e de certa forma ajuda seus artigos a serem mais rapidamente indexados pelo Google. Não sei se existe correlação entre matérias públicas no Google+ e rankeamento na SERP, mas certo é que de várias formas usar o Google+ acaba por ajudar e você não deve menosprezar isso de forma alguma, independentemente do Google+ gerar muito pouco tráfego em comparação com outras mídias existentes.
Google+ na SERP
A última matéria da Escola Dinheiro, sobre Blogs e Infoprodutos, além de aparecer bem posicionada na SERP do Google, aparece juntamente com uma indicação do Google+ em meu perfil pessoal e outra indicação através do perfil de Google+ da Escola Dinheiro. Não é um SERP Domination, mas é uma excelente forma de gerar mais tráfego para as suas matérias e/ou pelo menos aparecer mais.

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